quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Notas sobre a Origem do Druidismo por Lewis Spence



"(...) o druidismo não era uma religião de origem celta, mas sim ibérica. Os  Iberos, que parecem tê-la instituído (...), eram descendentes directos dos Azilenses, uma das vagas de imigrantes atlantes, pelo que parece mais do que provável que o druidismo fosse a última fase de uma religião atlante importada. Sabemos que também era praticado em Espanha e nas Ilhas Canárias, os últimos vestígios territoriais da Atlântida.

A doutrina druídica de Abred, que alude ao mais interior dos três círculos concêntricos que representavam a totalidade do ser na cosmogonia druídica, tem sido entendida por algumas autoridades como uma referência à doutrina pitagórica, mas na realidade é muito diferente dessa doutrina. Os druidas acreditavam que existia um Elísio no Oeste, o que aponta mais uma vez para uma origem atlante e não grega da sua fé.

O relato de Platão parece conter uma memória muito clara da invasão azilense ou proto-ibérica da Europa, a partir do território atlântico. Ele diz-nos que os Atlantes já tinham possessões na Europa antes da invasão e da catástrofe e os factos da arqueologia parecem confirmar o seu testemunho."

Lewis Spence
in "História da Atlântida"

Sem comentários:

Enviar um comentário