domingo, 3 de abril de 2011

"Considerações sobre a Meditação" - Dion Fortune



«A meditação poder ser definida como a prática do pensamento concentrado e dirigido destinada a constituir uma atitude da mente. Trata-se de um componente de extrema importância da disciplina que desperta a mente para a consciência superior. Sem a prática regular da meditação, nos termos de uma técnica coerente, é impossível qualquer verdadeira realização.

(...)

A meditação pode ser considerada de quatro diferentes perspectivas. Em primeiro lugar, da perspectiva do desenvolvimento da personalidade como tal, estando voltada para uma vida mais feliz e mais bem-sucedida, assim como para o aprimoramento das capacidades pessoais.
Em segundo lugar, da perspectiva daquilo que se pode designar genericamente de perspectiva do Novo Pensamento, em cujo âmbito, o objectivo é permitir que a alma entre em harmonia com Deus.
Em terceiro lugar, do ponto de vista do ocultismo ou da yoga. E, por último, da perspectiva mística, cristã ou não-cristã, em que a meditação tem por meta capacitar a alma a dedicar-se irrestritamente à Divindade e unir-se a ela. (...)»

Dion Fortune
in "Aspectos do Ocultismo"

Sem comentários:

Enviar um comentário