terça-feira, 28 de dezembro de 2010

sábado, 25 de dezembro de 2010

António Telmo




"Dizia Álvaro Ribeiro que a arte de filosofar (arte porque queria acentuar o papel da criação mental, da imaginação, da intuição e da indução) procurava o conhecimento pela tripla via gnósica, pística e sófica. O que António Telmo buscou toda a sua vida foi, não unicamente uma gnose (como o tentam os ocultistas e os esoteristas), mas uma harmonia entre a gnose e a razão ou melhor, a sophia ou a sabedoria abonada pela exigência intelectual da razão teórica."

António Quadros

Mithra/Sol Invictus

25 de Dezembro - Nascimento de Mithra, Sol Invictus
Museu do Vaticano



Templo a Mithra, Basilica de San Clemente, Roma

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Gnose - Sampaio Bruno



"A doutrina onde Orígenes mais se distingue pela originalidade é a Cosmologia. Admite, em face de Deus, a existência de um mundo eterno de almas ou de essências lógicas. Estas são livres e por isso capazes de mudança. Em consequência do mau uso que estas essências fazem da sua liberdade deu-se a Queda. As essências dividem-se em três categorias, conforme o peso da sua prevaricação: os anjos, os homens e os demónios. A Queda fez com que as almas recebessem corpos que, sem serem maus, são contudo a consequência do pecado."

"Entre Deus e as essências lógicas situa-se o Logos, espécie de intermediário que evita que Deus se ponha em contacto directo com as criaturas e que contudo permite a passagem do simples ao múltiplo. O Logos não é Deus no seu sentido pleno, é apenas divino, é Deus apenas por participação."

"O fim por que se move o Logos é o regresso de todos os seres ao seu estado primitivo. A educação progressiva do Logos levará as almas a usarem correctamente da sua liberdade e, por esse modo, serão restituídas a Deus. Esta restituição far-se-á por fases sucessivas e culminará num estado em que todas as essências lógicas estarão de novo com Deus, incluído os demónios e o diabo. Orígenes pensa que este ciclo de Queda e Ascensão não voltará a dar-se, porque as essências lógicas se encontrarão a si próprias no amor de Deus. Assim procura conciliar o amor de Deus e a liberdade das criaturas."


Sampaio Bruno

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010




Eleva-te acima de qualquer altura;
desce mais fundo que qualquer profundidade;
concentra em ti todas as sensações das coisas criadas;
da Água, do Fogo, do Seco e do Húmido.
Pensa que te encontras simultaneamente em toda a parte:
na terra, no mar e no céu;
pensa que não nasceste nunca, que és ainda embrião:
jovem e velho, morto e além da morte.
Compreende tudo ao mesmo tempo
- os tempos, os lugares, as coisas:
as qualidades e as quantidades.


Hermes Trismegistos
Corpus Hermeticum

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Drusos - História e Religião

História





Religião




"Ouvir música (espiritual) é uma influência divina que incita o coração a ver a Deus; aqueles que a ouvem espiritualmente chegam a Deus; os que a ouvem sensualmente caem na heresia."

Dhul-Nun al-Nisri
Séc. IX


"O Paraíso da Gnose está fechados para aquele cuja alma não morreu para o mundo, para o desejo de agir nele, de escolher, de possuir e gozar do mundo."

Mulay al-Arabi ad Darqawi

sábado, 4 de dezembro de 2010



"Os iniciados estão seguros de andar na companhia dos Deuses....Quem não é iniciado afunda-se na lama e somente quem tem percorrido a via mística penetra na eternidade."

Platão