quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Gnose - Sampaio Bruno



"A doutrina onde Orígenes mais se distingue pela originalidade é a Cosmologia. Admite, em face de Deus, a existência de um mundo eterno de almas ou de essências lógicas. Estas são livres e por isso capazes de mudança. Em consequência do mau uso que estas essências fazem da sua liberdade deu-se a Queda. As essências dividem-se em três categorias, conforme o peso da sua prevaricação: os anjos, os homens e os demónios. A Queda fez com que as almas recebessem corpos que, sem serem maus, são contudo a consequência do pecado."

"Entre Deus e as essências lógicas situa-se o Logos, espécie de intermediário que evita que Deus se ponha em contacto directo com as criaturas e que contudo permite a passagem do simples ao múltiplo. O Logos não é Deus no seu sentido pleno, é apenas divino, é Deus apenas por participação."

"O fim por que se move o Logos é o regresso de todos os seres ao seu estado primitivo. A educação progressiva do Logos levará as almas a usarem correctamente da sua liberdade e, por esse modo, serão restituídas a Deus. Esta restituição far-se-á por fases sucessivas e culminará num estado em que todas as essências lógicas estarão de novo com Deus, incluído os demónios e o diabo. Orígenes pensa que este ciclo de Queda e Ascensão não voltará a dar-se, porque as essências lógicas se encontrarão a si próprias no amor de Deus. Assim procura conciliar o amor de Deus e a liberdade das criaturas."


Sampaio Bruno

Sem comentários:

Enviar um comentário