domingo, 3 de abril de 2011

"As máximas de Delfos" - Platão



«Eu, por mim, diria que a sabedoria consiste em conhecer-se a si mesmo, de acordo com o autor da inscrição de Delfos. Aquelas letras estão ali, segundo me parece, como se fosse a saudação do deus aos visitantes, em vez do "Regozija-te", como se essa fórmula de cumprimentos não fosse adequada, e não devêssemos convidar-nos uns aos outros ao regozijo, mas à sensatez. E assim o deus se dirige aos visitantes do templo de modo superior ao dos homens, conforme pensou o autor da inscrição, em meu entender. A quem entrar, o deus não proclama mais do que "Sê sensato". Mas, como profeta que é, usa de uma forma enigmática, pois "Conhece-te a ti mesmo" e "Sê sensato" é a mesma coisa, conforme a inscrição e a minha interpretação. Mas facilmente se poderia supor outra coisa, como me parece que aconteceu também aos que depois gravaram as outras inscrições. "Nada em excesso" e "Onde a caução, logo a desgraça". Esse supuseram que o "Conhece-te a ti mesmo" era um conselho, em vez de uma saudação do deus aos visitantes; depois, para oferecerem conselhos que não fossem menos úteis, gravaram estas inscrições.»

Platão
in "Cármides" (164 d-165 a)

Sem comentários:

Enviar um comentário