domingo, 12 de junho de 2011

A Dupla Cadeia - Eliphas Levi


«O movimento das serpentes ao redor do caduceu indica a formação de uma cadeia.
Esta cadeia existe sob duas formas: a forma recta e a forma circular. Partindo de um mesmo centro, ela corta inúmeras circunferências por inúmeros raios. A cadeia recta é a cadeia da transmissão. A cadeia circular é a cadeia da participação, de difusão, de comunhão, de religião. Assim se forma esta roda composta de várias rodas que giram umas nas outras, que vemos flamejar na visão de Ezequiel. A cadeia de transmissão estabelece a solidariedade entre as gerações sucessivas.
O ponto central é branco de um lado e preto do outro.
Ao lado preto se prende a serpente preta; ao lado branco se liga a serpente branca. O ponto central representa o livre-arbítrio primitivo, e ao lado preto começa o pecado original.
Ao lado preto começa a corrente fatal, ao lado branco se prende o movimento livre. O ponto central pode ser representado alegoricamente pela lua e as duas forças por duas mulheres, uma branca e a outra preta.
A mulher preta é a Eva decaída, é a mulher passiva, é a infernal Hécate, que traz o crescente e a lua na fronte.
A mulher branca é Maia ou Maria, que tem, ao mesmo tempo, debaixo dos pés o crescente lunar e a cabeça da serpente preta.
(...)



Os antigos hierofantes gregos representavam também as duas forças figuradas pelas duas serpentes sob a forma de duas crianças que lutavam uma contra a outra, tomando um globo com os pés e outra, tomando um globo com os joelhos.


Estas duas crianças eram Eros e Anteros, Cupido e Hermes, o amor louco e o amor sábio. E a sua luta eterna fazia o equilíbrio do mundo.»


Eliphas Levi
in "Grande Arcano"

Sem comentários:

Enviar um comentário